22 de julho de 2017

Figura da Semana: USSUMANE GRIFOM CAMARÁ REPRESENTA O PAÍS NO IV ENCONTRO POÉTICO LUSÓFONO

O jovem poeta Ussumane Grifom Camará representa a Guiné-Bissau, mais uma vez, na Antologia Comemorativa do IV Encontro de Poetas da Língua Portuguesa sob o título – ‘Todos os Tons da Poesia’, cujo lançamento está previsto para o Encontro de Poetas da Língua Portuguesa a decorrer de 2 a 30 de Setembro de 2017, no Brasil, Portugal e Moçambique.

Grifom Camará já tinha participado na Antologia Comemorativa do III Encontro dos Poetas da Língua Portuguesa intitulada – ‘Em Todos os Ritmos da Poesia’ em setembro de 2016, no Brasil e Portugal onde, por motivos logísticos, não se deslocou a Portugal e foi representado no Encontro de Lisboa pelo seu colega, o guineense, Carlos Sambú.

“Feliz por, mais uma vez, levar a poesia da Guiné-Bissau escrita do meu punho nessa “mandjuandade” poética da lusofonia e assim poder saldar, pouco a pouca, a minha divida para com o meu país e o meu tempo”, escreveu o poeta na sua conta pessoal na rede social Facebook. 

BIOGRAFIA

Ussumane Grifom Camará (Matchom) nasceu no dia 22 de agosto de 1987 em Bissau. É autor de várias obras entre poesias, crónicas e romances entre as quais muitas ainda inéditas. Começou a escrever poemas muito cedo, aos 15 anos, quando ainda frequentava os estudos liceais. É estudante de Sociologia na Universidade Lusófona da Guiné.

É membro fundador da Sociedade de Autores Guineense e Vice-presidente da assembleia-geral da mesma. Foi Secretário-geral da Seiva da Nova Geração (Clube Guineense D’Arte) e atualmente é o Vice-presidente; É Coordenador do Universo Cultural Guineense, no qual trabalha como promotor e divulgador cultural. Também coordena a organização não-governamental chamada  Geração de Estudo e Pesquisa (GEP) e é fundador e coordenador nacional do Movimento “O Cidadão”.

Ussumane Grifom Camará já tem seu primeiro livro de poesia e crónica, intitulado de ‘Encanto do Canto que Canto’, editado pela editora lusa ‘Euedito’, com lançamento previsto para o final deste ano, em Bissau. 

Por: Sene Camará

OdemocrataGB

Sem comentários:

Enviar um comentário