sexta-feira, 24 de março de 2017

Economia - Ministro das Finanças prevê crescimento de 6,1 por cento este ano

Bissau, 24 Mar 17 (ANG) – O Ministro das Finanças afirmou que a economia da Guiné-Bissau vai crescer em 6,1 por cento este ano, contra os  5,6 por cento de  2016.

João Aladje Fadia deu estas garantias, momento depois da primeira reunião do Conselho Nacional de Crédito referente ao 2017.

“ A económia cresceu 5,6 por cento no ano passado.Isso significa que a riqueza aumentou, porque o sector cajú foi positivo, em termos de preço e de volume, as exportações foram na ordem de 196 mil milhões de Francos CFA, as reservas cambiais saíram de 196 para 238 mil milhões de Francos cfa e a inflação está dentro dos parâmetros previstos”, exemplificou.

Em relação ao crédito a economia, Ministro Aladje Fadia referiu-se a  estabilidade entre 2015 e 2016, para  explicar o registo de  uma evolução de cerca de dois mil milhões de Francos CFA .

De acordo com as previsões do Ministério do Comércio, a Guiné-Bissau exportará este ano cerca de 200 mil toneladas de castanha de cajú,  o principal produto de exportação do país.
Ainda sobre a campanha de comercialização de cajú este ano, o Presidente de Associação dos Bancos, Rómulo Pires, garantiu que o mercado financeiro tem dinheiro para conceder crédito aos operadores económicos.

Segundo a  Directora da Agência Nacional do Banco dos Estados da África Ocidental (BECEAO-Banco Central), o encontro serviu para informar aos bancos comerciais das decisões do Comité de Política Monetária e do estado da implementação das  reformas e projectos impulcionados pelo Banco Central e que visam a “solidez dos bancos”

O Conselho Nacional de Crédito é um fórum que reune trimestralmente o Estado,  BECEAO (Banco Central) e os bancos comerciais para, nomeadamente, fazer o balanço da situação económica, analisar a evolução dos bancos e recolher recomendações sobre as  políticas económicas do governo.

ANG/QC/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário