segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Brigadeiro-general Biague Na Ntan nomeado novo Chefe do Estado-maior General das Forças Armadas


O Brigadeiro-general Biague Na Ntan (na reserva) foi nomeado o novo Chefe do Estado-maior General das Forças Armadas da Guiné-Bissau.

O decreto presidencial 41 foi divulgado nas primeiras horas da quarta-feira em Bissau, depois de um dia de consultas entre as chefias militares e civis guineenses.

Durante a noite de terça-feira, o Conselho de Ministros esteve reunido numa sessão extraordinária, para analisar a escolha submetida pelo Conselho Superior da Defesa Nacional (CSDN) que recaiu sobre Biague Na Ntan. A sua tomada de posse está marcada para esta quarta-feira, por cerca das 14 horas locais e terá lugar no Palácio da República.

Biague Na Ntan, natural de uma pequena aldeia chamada Finete (nos arredores de Bambadinca), era até aqui o actual Chefe da Casa Militar da Presidência da República da Guiné-Bissau. Na Ntan tinha sido nomeado para o cargo no passado dia 17 de Julho, pelo decreto Presidencial número 39 assinado pelo Presidente da República José Mário Vaz.

Militar na reserva, Biague Na Ntan era Comandante-geral do Corpo da extinta Guarda-fiscal, na altura quando Mário Vaz era ministro das Finanças, no governo de Carlos Gomes Júnior deposto a 12 de Abril de 2012.

Biague Na Ntan — que muitos consideram como “amigo pessoal” de José Mário Vaz — já desempenhou as funções do vice-Chefe do Estado-maior do Exército.

Na segunda-feira, o Presidente da República afastou António Indjai do cargo de Chefe do Estado-maior General das Forças Armadas.

Sem comentários:

Enviar um comentário