domingo, 15 de dezembro de 2013

Declaração da Alta Representante da União Europeia Catherine Ashton através do seu porta-voz sobre a Guiné-Bissa

BRUSSELS, Kingdom of Belgium, December 14, 2013/African Press Organization (APO)/ – A Alta Representante exprime a sua profunda preocupação com o grave incidente acontecido no dia 10 de Dezembro onde um membro das autoridades de transição da Guiné-Bissau acompanhado por militares obrigaram a tripulação duma aeronave da TAP (Transportes Aéreos Portugueses) a transportar de Bissau para Lisboa 74 presumidos cidadãos sírios com alegados passaportes falsos, em total desrespeito do direito internacional.

Este incidente levanta sérias dúvidas sobre a realidade do Estado de direito na Guiné − Bissau e a vontade das próprias autoridades à respeitá-lo.

A Alta Representante exorta as autoridades de transição a tomar urgentemente as medidas adequadas para evitar qualquer repetição deste tipo de incidentes e a cumprir plenamente as suas obrigações jurídicas internacionais e nacionais.

A Alta Representante exorta igualmente as autoridades de transição a honrarem os seus compromissos para combater a impunidade e organizar eleições livres, justas e transparentes no dia 16 de Março de 2014, que permitam o regresso à Ordem

Constitucional, à Democracia e ao Estado de Direito na Guiné-Bissau.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário